O termo "olho preguiçoso" é muito utilizado em consultas quando nos referimos à ambliopia ou à supressão. Mas você sabe o que é a ambliopia?
A ambliopia, também conhecida como "olho preguiçoso," é uma condição onde a visão em um dos olhos é reduzida porque o olho e o cérebro não estão funcionando juntos de maneira adequada. A ambliopia geralmente se desenvolve durante a infância e é frequentemente causada por fatores como estrabismo (desalinhamento dos olhos), anisometropia (diferença significativa de refração entre os olhos), qualquer condição que impeça a entrada clara de imagens no olho (como catarata congênita) ou outras condições patológicas.
Já a supressão é um mecanismo adaptativo do cérebro para evitar a diplopia (visão dupla) que pode ocorrer devido a um desalinhamento dos olhos ou outras anomalias binoculares. Quando os olhos não estão alinhados corretamente, o cérebro pode ignorar a entrada visual de um dos olhos para evitar a confusão visual. A supressão pode ocorrer de forma intermitente ou constante, dependendo da gravidade do desalinhamento ou da anomalia binocular.
Natureza: A ambliopia é uma condição onde a acuidade visual de um olho é reduzida. A supressão é um mecanismo neural para evitar visão dupla.
Causa: A ambliopia pode ser causada por estrabismo, anisometropia (diferença de grau entre os olhos) ou outras condições que afetam a visão clara em um olho. A supressão é geralmente uma resposta a um desalinhamento ocular ou outra anomalia binocular.
Efeitos: A ambliopia resulta em perda de acuidade visual e potencialmente na capacidade binocular. A supressão resulta na ignorância da entrada visual de um olho para evitar diplopia.
No desenvolvimento infantil, o cérebro está em um processo ascendente de formação de mecanismos neuronais. Nesse processo, as imagens captadas pelo olho são transmitidas ao cérebro, formando o que chamamos de visão binocular. Através da visão binocular, o cérebro é capaz de estruturar a visão 3D, incluindo cálculos espaciais como distância, altura e profundidade do mundo ao seu redor.
A perda ou incapacidade da visão binocular pode resultar em perda do campo de visão, dificuldade em processar corretamente a distância de um objeto, leitura lenta, dificuldades nos esportes, entre outros.
Se o olho afetado não tiver qualquer anomalia estrutural, causadas por patologias como por exemplo: catarata, retinopatia, leucoma, ulcera corneana, retinoblastoma entre outros. Então é possível resgatar a visão binocular. A melhor idade para isso é na infância, pois as adaptações neurais favorecem o tratamento. Mesmo em adultos é possível realizar uma melhora considerável, embora não total, da visão binocular.
Existem vários tipos de terapia visual que podem favorecer o paciente. Para isso, é melhor agendar uma avaliação conosco para que possamos identificar o tipo, o tamanho e a profundidade da ambliopia ou supressão. Nossa terapia não utiliza o uso de tampão no olho preguiçoso. Esse procedimento, além de ser penoso, pode ser traumático para crianças e pais.
Sim! Nossa terapia não tem tampão!!!
Agende uma avaliação e saiba mais.